domingo, 22 de novembro de 2009

A relação de Morbimortalidade com a utilização de Medicamentos


Atualmente a morbimortalidade relacionada a medicamentos é um relevante problemade saúde pública e um determinante de internações hospitalares. As internaçõesrelacionadas a medicamentos podem ser atribuídas a fatores intrínsecos àatividade do fármaco, falhas terapêuticas, não adesão ao tratamento e eventos adversos. Na Austrália , no período de 1988 a 1996 , forampublicados 14 trabalhos que analisaram as internaçõeshospitalares determinadas por medicamentos. Os trabalhadosforam realizados em diferentes contextos e a comparação entre os estudosenvolvendo populações diversas pode trazer confusão dificultando o conhecimentoda extensão real do problema. Para elucidar esses estudos, Rougheadet al 1998 publicaram uma revisão demonstrando que as taxas de internaçõesrelacionadas a medicamentos corresponderam a : 2 a 4 % do total deinternações, 6 a7 % das admissões em emergências, 12 % das admissões em unidades de clínicamédica e 15 – 22 % das admissões de emergências em geriatria.

No Brasil, não existe estudos sobre morbimortalidade relacionada a medicamentos apenas levantamentos sobre intoxicação medicamentosa. Segundo os dados publicados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, os medicamentos ocupam aprimeira posição entre os três principais agentes causadores de intoxicações em seres humanos desde 1996, sendo que em 1999 foram responsáveis por 28,3% doscasos registrados.

A prevalência e custos da morbidade e mortalidade relacionadaa medicamentos são de grande relevância para os gestores de sistemas de saúde,pacientes e a sociedade como um todo. A redução da morbidade evitável relacionada a medicamentos tem um impacto positivo na qualidade de vida do paciente, na segurança do sistema de saúde e na eficiência no uso dos recursos.

As principais causas de morbidade prevê nível relacionadas amedicamentos são: prescrição inadequada; reações adversas a medicamentosinesperadas; não adesão ao tratamento; superdosagem ou sub-dosagem; falta dafarmacoterapia necessária; inadequado seguimento de sinais e sintomas e errosde medicação. Os estudos demorbidade induzida por medicamentos têm grande relevância em saúde pública. Os resultados devem ser divulgados para médicos, pacientes e gestores de saúdepara conscientizar e prevenir a morbimortalidade. Apesar das limitações de extrapolações dos resultados, os mesmos podem justificar esforços para melhorar a qualidade da assistência. São índices da magnitude, gravidade e tipos de problemas que podem ocorrer durante o processo de utilização de medicamentos.

Yane S.



Bibliografia:

REIS,A.M.M.A. Atenção farmacêutica e problemasde usoracional de medicamentos. Disponível em< http://www.ccs.br/espacoparasaude/v4n2/doc/atencaofarmauso.htm> Acessado em 09/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário